sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Produtores Culturais Querem Mais Investimentos

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), se comprometeu em ajudar na tramitação da instituição em Rondônia do Sistema Estadual de Cultura, um fundo semelhante aos SUS, utilizado na saúde. O parlamentar recebeu na manhã de segunda-feira (26) em seu gabinete presidentes de diversas organizações culturais. Eles pediram apoio para o setor.
O produtor da Associação Imaginário Cultural, Chicão Santos, explicou que já encaminhou à Casa Civil a minuta do projeto instituindo o fundo. Para ele, a medida seria “a tábua de salvação para a cultura do Estado”. Segundo Chicão, com isso os promotores de cultura terão acesso a recursos públicos sem depender do governo.
“Os recursos chegarão aos promotores de cultura via sistema. Hoje os recursos federais só chegam até nós através de convênios e ainda precisam passar pelo Estado. A criação do fundo ajudará muito a cultura de Rondônia”, disse o presidente da Associação Abstratus, Evaldo Leal.
O presidente da Associação Cultura e Arte Organizando o Social (Coletivo Caos), Rafael Automar, disse que o setor está bem estruturado no Estado e dará um salto de qualidade com a criação do fundo. Segundo ele, faltam apenas incentivos para que os produtores possam desenvolver um trabalho ainda melhor.
Valter Araújo explicou que uma alternativa é regulamentar o fundo através de lei aprovada na Assembleia Legislativa. Ele pediu aos promotores culturais que apresentem na Presidência da Casa cópia da minuta entregue à Casa Civil.

Fonte: ALE - Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário